Seminário GDOP

Data: 04/09/2020
Horário: 16h00 .
Local: apresentação remota.

Modelo da Pressão de Radiação Solar e Aplicações

Dr. Jean de Carvalho (UFRB)
A pressão de radiação solar (PRS) é a perturbação mais relevante para objetos com grande razão área-massa. Em Tresaco et al. (2016, 2018), o modelo da PRS é desenvolvido usando o método de média dupla e, como consequência, o termo de primeira ordem do polinômio de Legendre não afeta a dinâmica do veículo espacial. Agora, neste trabalho, desenvolvemos a equação da PRS considerando o modelo de média simples com o Sol em órbita elíptica e inclinada, em que são obtidos os termos de primeira e segunda ordem. Mostramos que a pressão de radiação solar atua fortemente em objetos com grande razão área/massa em órbita geoestacionária permitindo um aumento da excentricidade orbital de objetos localizados nesta região. Nosso modelo PRS fornece uma maior variação na excentricidade para valores menores da taxa área/massa do que alguns resultados encontrados na literatura. Verificamos que a equação de primeira ordem devido ao efeito da PRS é a principal perturbação no modelo e seu efeito é muito maior do que o termo de segunda ordem. Aplicações que resulte no controle da excentricidade podem ser feitas considerando uma vela solar. A ideia do uso da vela solar é que o sistema de propulsão utilizado seja o próprio Sol, fonte de energia limpa e abundante, ao contrário dos propelentes químicos, para contribuir com a sustentabilidade da exploração espacial.

E. Tresaco, A. Elipe, J. P. S. Carvalho. Frozen orbits for a solar sail around Mercury. Journal of Guidance, Control, and Dynamics, Vol. 39, No. 7, 1659-1666, 2016.

E. Tresaco, J. P. S. Carvalho, A. Elipe, A. F. B. A. Prado, R. Vilhena de Moraes, Celest. Mech. Dyn. Astron. Vol. 130, 9, 2018.