Seminário GDOP
Data: 12/05/17
Horário: 14h00.
Local: Auditório do CEM
Determinação da forma de asteroides & Observações com telescópio do GDOP
Prof. Dr. Rafael Sfair (UNESP – FEG)
Curvas de luz são obtidas através do monitoramento da variação da intensidade luminosa ref por um objeto em função do tempo. No caso de asteroides, a forma das curvas de luz é dependente das suas característica físicas, da sua rotação e das condições de iluminação. Através do período de oscilação de curvas é possível inferir o período e orientação do eixo de rotação do asteroide. Já diferenças entre a intensidade de brilho máximo e mínimo e noções das dimensões e do formato do objeto. No entanto, obtenção da forma asteroide é um processo bastante complexo requer um método numérico.
Nesta apresentação mostraremos inicialmente alguns resultado obtidos através do método de inversão de curvas de luz desenvolvido por Kaasalainen & To (2001). Utilizando dados disponíveis no MP foi possível obter o período de rotação, orientação do eixo e a representação da forma de 20 objetos.
Na segunda parte será mostrado o estado atual das rotinas de para calibração e das imagens obtidas com o telescópio do GDOP. Também há algumas oportunidades de colaboração para observação de asteroides, a partir das quais pretendemos obter curvas de luz e aplicar o método de inversão.