Seminário GDOP

Data: 12/05/17
Horário: 14h00.
Local: Auditório do CEM

Estudo da Dinâmica de Partículas Micrométricas nos Arcos do Anel Adams de Netuno

Gustavo Madeira (UNESP – FEG)

Desde suas descobertas, em 1984, pesquisadores acreditaram que a estabilidade dos arcos Igualdade, Fraternidade, Liberdade e Coragem, localizados no anel Adams de Netuno, se devia a uma ressonância de corrotação inclinada (CIR) 42:43 com Galatea. Entretanto, dados obtidos em 2002 e 2003, pelo telescópio Keck, mostraram que as longitudes dos arcos mudaram significantemente desde suas descobertas, de modo que, estes não deveriam estar confinados na ressonância citada. Renner et al. 2014 propuseram que a estabilidade do sistema se deve a quatro satélites coorbitais, juntamente com os efeitos gerados pela proximidade da ressonância CIR. Baseado nesta hipótese e usando o pacote integrador Mercury, simulamos numericamente quatro satélites coorbitais, com separações angulares de Φ = 48:81o, Φ = 58:38o e Φ = 73:89o em relação ao coorbital de maior massa e semi-eixo maior defasado de 0:25km da região de ressonância CIR. Foram incluídos, também, os efeitos gravitacionais de Netuno (com a inclusão dos coeficientes gravitacionais J2 e J4) e Galatea.
Como resultado, obtivemos que, em tal configuração, os satélites são confinados em uma ressonância excêntrica de Lindblad (42:43) com Galatea, possuindo uma variação radial de
60km. Incluindo um conjunto de partículas micrométricas ao sistema, encontramos que a ressonância LER e os efeitos gravitacionais dos satélites coorbitais são responsáveis pela formação de quatro arcos com distribuições angulares de λ = 48:8oλ = 9:6o, λ = 15:6o e λ = 45:0o e, aproximadamente, 4km de largura. Resultados preliminares dos efeitos da pressão de radiação solar nas partículas micrométricas do arco também serão apresentados. Os autores agradecem o apoio recebido pela Fapesp e CNPq.